Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
GOIÁS

SRT-GO promove reunião entre Caixa e Sine para melhorar atendimento ao cidadão

Serviços tratados no encontro foram a emissão da carteira de trabalho e a entrada no pedido de Seguro-Desemprego

  • Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 15h52
  • Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 08h52
  • Acessos: 404

A Superintendência Regional do Trabalho de Goiás (SRT-GO) promoveu no dia 12 de abril, em seu auditório, uma reunião entre representantes do Sistema Nacional de Emprego em Goiás (Sine- GO) e da Caixa Econômica Federal (CEF). O foco do encontro foi o aprimoramento do atendimento ao cidadão oriundo do Sine que necessita da emissão, pela Caixa, do espelho do Programa de Integração Social (PIS). O espelho do PIS é necessário em dois casos: para a confirmação do número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) anterior, quando da emissão de nova carteira, e confirmação do número do PIS ativo para situações em que ocorrem bloqueio ou pendências no pagamento de Seguro-Desemprego.

Na reunião, ficou estabelecido que, caso a informação da CTPS anterior esteja no sistema do Ministério do Trabalho (Sistema que o Sine utiliza), a informação poderá ser utilizada sem a necessidade de direcionamento do cliente à Caixa. A informação também pode ser obtida pelo Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) ou pelo extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A Caixa se comprometeu a fazer um realinhamento com suas agências sobre o atendimento para saque de Seguro-Desemprego quando estes estiverem bloqueados. Os clientes, ao darem entrada no pedido do Seguro-Desemprego, serão orientados a ligar para o número 0800-726-0207, para emissão do Cartão Cidadão, e, assim, facilitar os futuros saques do benefício. Com os novos parâmetros de segurança para a emissão desse cartão, deverá inclusive ser incentivada a sua emissão, caso o cidadão não tenha outro semelhante, como o do Bolsa-Família e o da Renda-Cidadã. Ele será orientado também a portar, no mínimo, três documentos (Requerimento do Seguro-Desemprego, Carteira de Identidade ou CNH e CTPS) para o saque presencial nas agências da Caixa.

No encerramento da reunião, os servidores da SRT-GO Arquivaldo Bites, Vera Franco, Polliany de Faria e Luciana Gomes esclareceram dúvidas dos representantes do Sine sobre o novo sistema de emissão de CTPS. A superintendente regional do Trabalho de Goiás – substituta, Sebastiana de Oliveira Batista, participou da reunião e destacou que a oportunidade “foi extremamente produtiva”, ao possibilitar que dúvidas quanto a procedimentos e processos fossem sanadas”. A superintendente acrescentou: “É primordial destacar a importância da aproximação entre as entidades envolvidas nos processos administrativos burocráticos”.

 

 

Ministério do Trabalho
Assessoria de Imprensa
Pedro Paim

imprensa@mte.gov.br
(61) 2021-5449

registrado em:
Fim do conteúdo da página