Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Países do Brics discutem emprego e trabalho em Brasília

Como parte da presidência pro tempore brasileira, país organiza reunião de trabalho sobre emprego e encontro de ministros

  • Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 08h46
  • Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 08h46
  • Acessos: 837

Como prévia para a XI Cúpula do Brics, África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia discutem o presente e o futuro do emprego e trabalho entre 16 e 20 de setembro, em Brasília. São duas fases. A primeira envolve técnicos das nações integrantes do grupo; depois, ministros e vice-ministros se reúnem para fechar uma declaração conjunta sobre o tema.

São quatro os temas de discussão: governança de dados do mercado de trabalho; futuro do trabalho inclusivo; liberalização do mercado e o impacto nos mercados de trabalho do Brics; e promoção de melhores condições de trabalho para um sistema de seguridade social sustentável.

De segunda (16) a quarta (18), ocorre a 2ª Reunião do Grupo de Trabalho Sobre Emprego do Brics. Em julho, o Rio de Janeiro recebeu a primeira discussão formal relacionada com o tema. Esta fase tem o secretário de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, como coordenador.

Depois, entre quinta (19) e sexta (20), é a vez de ministros e vice-ministros dos cinco países do Brics. Caberá ao secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, receber os convidados e dar seguimento à discussão.

Confira a programação da reunião de trabalho.

 

Crescimento e futuro

Ao mesmo tempo, ocorre a reunião paralela da Rede de Institutos de Pesquisa dos Brics. Serão apresentados trabalhos sobre o emprego juvenil nos países do grupo. O foco será no desenvolvimento de competências e aprendizado ao longo da vida. Além disso, serão abordados os temas de demanda e oferta de competências no contexto do futuro do trabalho.

Previsto para os dias 13 e 14 de novembro de 2019, a XI Cúpula do Brics tem como tema o crescimento econômico para um futuro inovador. As prioridades da presidência pro tempore brasileira o fortalecimento da cooperação em ciência, tecnologia e inovação, reforço da cooperação em economia digital e na cooperação no combate a crimes transnacionais, além do incentivo à aproximação entre o banco do Brics e o conselho empresarial do grupo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página