Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Casa do Migrante

Publicado: Terça, 16 de Fevereiro de 2016, 18h29 | Última atualização em Terça, 16 de Fevereiro de 2016, 19h18 | Acessos: 2456

O projeto “Casa do Trabalhador Brasileiro” destina-se ao atendimento de trabalhadores, brasileiras e brasileiros e que vivem no exterior, desde uma perspectiva de seus direitos e deveres trabalhistas como trabalhadores migrantes em um país estrangeiro. A busca por oportunidades de trabalho e melhores condições de renda no exterior é fator que moveu milhares de brasileiros desde os anos 90 a emigrarem a outros países. Recentemente, em razão das dificuldades de emprego no exterior e tendo em conta o crescimento e a melhoria das condições de vida e trabalho no Brasil, tem havido um fluxo de retorno desses brasileiros emigrados ao Brasil. Muitos trabalhadores passam por enormes dificuldades no exterior devido ao desconhecimento de seus direitos e deveres laborais e como lidar com situações de exploração.

O projeto “Casa do Trabalhador Brasileiro”, iniciativa conjunta ao Ministério das Relações Exteriores, surge com esta perspectiva: auxiliar ao trabalhador brasileiro no exterior a superar os desafios de sua inserção laboral digna buscando a melhoria de seu bem estar social. Esse projeto apresenta uma vertente específica focada nos países que nos fazem fronteira, sendo denominada “Casa do Migrante”.

A Casa do Migrante busca prestar atendimento aos trabalhadores braseiros que vivem em um país de fronteira e que freqüentemente transitam ao Brasil em busca de informação e auxílio. A unidade “Casa do Migrante de Foz do Iguaçu” foi inaugurada em 20 de junho de 2008 na cidade de Foz do Iguaçu/PR junto à fronteira com o Paraguai, já que, no lado paraguaio da fronteira, residem dezenas de milhares de brasileiros, que permanentemente transitam por Foz do Iguaçu. Por estar em território brasileiro, a “Casa” também presta atendimento a Paraguaios e outros imigrantes que circulam por aquela região.

Graças à parceria com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a “Casa” realiza atendimento multidisciplinar, que engloba além de informações trabalhistas (no Brasil e Paraguai), questões ligadas à documentação, acesso à saúde e orientação específicas a mulheres migrantes.

A Casa do Migrante localiza-se à Rua Osvaldo Cruz, 400 (esquina Rua Cassiano Ricardo) - Vila Portes – Foz do Iguaçu/PR - CEP 85685-155. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h horas e das 13h às 17h. Telefone: (45) 3901-3282.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página