Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INSS antecipa pagamento para segurados em dois municípios do Acre
Banner Ministério da Economia
Início do conteúdo da página
BENEFÍCIOS

INSS antecipa pagamento para segurados em dois municípios do Acre

Medida beneficia quem reside ou recebe benefícios nos municípios de Brasiléia e Rio Branco

  • Publicado: Sexta, 06 de Março de 2015, 16h15
  • Última atualização em Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 16h07
  • Acessos: 354

 

Da Redação (Brasília) – Os segurados da Previdência Social que recebem benefícios ou residem em Brasiléia e Rio Branco – municípios do Acre (AC) que estão em situação de calamidade pública, decretada pelo Governo Federal, devido à enchente do rio Acre – terão o pagamento antecipado para o dia 25 deste mês, quando começam os depósitos dos benefícios de março.

A antecipação dos benefícios terá duração de seis meses a partir da competência de março. Cerca de 38 mil segurados devem ser beneficiados com a medida que está publicada no Diário Oficial da União,  desta sexta-feira (6).

Além da antecipação dos depósitos para o primeiro dia útil do cronograma de pagamentos, os segurados desses municípios podem solicitar o adiantamento de uma renda mensal, com exceção daqueles que recebem benefícios temporários como o auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

A antecipação de renda poderá ser realizada junto à rede bancária no período de 25 de março a 29 de maio. Já os segurados que optarem pelo adiantamento por meio de correspondentes bancários, como casas lotéricas e postos de atendimento de bancos, têm prazo até o dia 22 de maio.

Aqueles que fizerem a opção pelo adiantamento na rede bancária terão o crédito liberado na mesma data e, em até cinco dias úteis após a formalização, para quem realizar a solicitação pelo correspondente bancário. O segurado não precisa ir a uma Agência da Previdência Social (APS) para fazer a solicitação, basta comparecer ao local onde recebe o pagamento.

O segurado poderá parcelar a devolução do adiantamento em até 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começam a ser realizados na folha de pagamento de agosto deste ano.

 

ANTECIPAÇÃO DE CALENDÁRIO

O calendário será antecipado para o dia 25 de março, referente à competência de março.

ADIANTAMENTO DE RENDA

É preciso assinar o Termo de Opção disponível no período de 25 de março a 29 de maio nas agências bancárias e até o dia 22 de maio nos correspondentes bancários.

Quem pode requerer

Podem requerer o crédito o próprio beneficiário ou seu procurador ou representante legal, desde que devidamente cadastrado no INSS.

Valor do adiantamento

O adiantamento terá valor igual a uma parcela mensal bruta do benefício a que o segurado tem direito, considerada a competência de março de 2015.

Quantidade de parcelas

A devolução ocorrerá em 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começam a ser feitos a partir da folha de pagamento de agosto.

Liberação do crédito

O crédito será liberado na mesma data da opção. Nos casos de opções feitas em correspondentes bancários, será liberado em até cinco dias úteis após a formalização da opção.

Quem não tem direito

Quem tem benefício temporário, como auxílio-doença, auxílio-reclusão e salário maternidade.

 

Informações para a Imprensa

Ligia Borges e Renata Brumano

(61) 2021-5901

Ascom/MPS

registrado em:
Fim do conteúdo da página