Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Força Tarefa Previdenciária impede tentativa de fraude em Jales (SP)
Banner Ministério da Economia
Início do conteúdo da página
COMBATE ÀS FRAUDES

Força Tarefa Previdenciária impede tentativa de fraude em Jales (SP)

Ação ocorreu nesta segunda-feira (20) e resultou na prisão de três pessoas

  • Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2015, 17h41
  • Última atualização em Segunda, 29 de Fevereiro de 2016, 15h26
  • Acessos: 230

 

 Da Redação (Brasília) – A Polícia Federal em conjunto com o Ministério da Previdência Social (MPS) realizou, nesta segunda-feira (20), a Operação Zumbi, que resultou na prisão em flagrante de três pessoas na cidade de Jales, em São Paulo. Os fraudadores tentavam realizar, por meio de fraude, o primeiro saque de uma pensão por morte.

As investigações começaram em março de 2015, quando a regional da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos (APEGR) do MPS em São Paulo denunciou à polícia a suspeita de fraude em um benefício de pensão por morte que havia sido concedido e já teria o primeiro pagamento disponível para saque.

No decorrer das investigações, verificou-se a existência de pensão por morte instituída por pessoa recém ingressa na Previdência com recolhimentos próximos ao teto previdenciário. O grupo utilizou documentos falsos para se inscrever e realizar as contribuições junto à Previdência Social. Devido à ação rápida da Força Tarefa não houve prejuízo identificado, uma vez que as prisões ocorreram durante a tentativa de realização do primeiro saque.

Força-Tarefa – A Previdência Social possui um setor de inteligência – a Assessoria de Gerenciamento de Riscos – que atua em conjunto com a Polícia Federal, o Ministério Público e demais órgãos de controle do governo, para coibir ações criminosas contra a Previdência Social.

A Previdência também mantém, por meio da sua Ouvidoria, um canal permanente para recebimento de denúncias de fraudes, o que constitui uma importante fonte para o trabalho investigativo da Força-Tarefa Previdenciária. O cidadão pode entrar em contato com a ouvidoria por meio da Central 135 ou pelo site da Previdência (www.previdencia.gov.br).

 

Informações para a imprensa

Ligia Borges

(61) 2021-5779

Ascom/MPS

registrado em:
Fim do conteúdo da página