Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Comissão tripartite prepara participação em reuniões da OIT
Banner Ministério da Economia
Início do conteúdo da página
INTERNACIONAL

Comissão tripartite prepara participação em reuniões da OIT

Ministro Ronaldo Nogueira discursará na Conferência Internacional do Trabalho, em junho, na Suíça

  • Publicado: Quarta, 15 de Março de 2017, 12h10
  • Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2017, 17h34
  • Acessos: 504

 

A Comissão Tripartite de Relações Internacionais (CTRI), instituída e coordenada pelo Ministério do Trabalho, reuniu-se, na semana passada, para deliberar sobre a participação brasileira na 329ª Reunião do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e na 106ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho da OIT, a se realizarem, respectivamente, de 13 a 24 de março e de 5 a 16 de junho, em Genebra, na Suíça.

O encontro, realizado na sede do Ministério do Trabalho, foi aberto pelo ministro Ronaldo Nogueira, que já confirmou participação na Conferência Internacional do Trabalho, em junho (a data em que discursará ainda será confirmada). “Construam uma agenda que coloque o Brasil como protagonista no mundo”, conclamou. “Nós não pensamos apenas em nosso país. Estamos atentos aos cidadãos de todo o mundo, aos seus direitos de ser humano, porque vivemos todos no mesmo tempo e temos a mesmas fragilidades. O diálogo social é a grande saída para a superação dos nossos desafios”, enfatizou.

O governo brasileiro é membro permanente do Conselho de Administração da OIT, na condição de uma das 10 maiores economias industriais do mundo. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) representa os empregadores do Brasil e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), os trabalhadores do país, estes como membros adjuntos. Um dos temas de grande interesse do Brasil a ser tratado nessa reunião será a transição do trabalho informal para o formal. O Brasil é referência mundial no combate à informalidade.

A Reunião da Conferência Internacional do Trabalho da OIT tratará de temas como a aplicação das convenções e recomendações da OIT, a migração laboral, o emprego e trabalho decente na economia rural e os princípios e direitos fundamentais no trabalho.

O diálogo e o intercâmbio de informações estão no centro dos dois eventos. “Nessas duas reuniões, uma de natureza mais técnica, que é a Reunião do Conselho, outra de caráter mais político, a Conferência, vamos levar as nossas posições e discutir possibilidades que possam nos ajudar a enfrentar e superar os nossos desafios”, disse Ney Canani, chefe da Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro do Trabalho e coordenador da CTRI.

Composição da CTRI:

Governo (Ministério do Trabalho) - um representante titular e um suplente da: Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e do Gabinete do Ministro do Trabalho.

Trabalhadores - um representante titular e um suplente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical (FS), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Empregadores - Um representante titular e um suplente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional do Comércio (CNC), Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e Confederação Nacional do Transporte (CNT).


Ministério do Trabalho
Assessoria de Imprensa
Cláudio Lovato Filho
imprensa@mte.gov.br
(61) 2021-5449 / 5873

Supervisão ASCOM
Jorn. Eliana Camejo
eliana.camejo@mte.gov.br 

registrado em:
Fim do conteúdo da página