Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Saiba mais sobre o Dia D
Banner Ministério da Economia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Saiba mais sobre o Dia D

  • Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 10h40
  • Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 10h33
  • Acessos: 1479

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O DIA D

1- Os beneficiários do BPC precisam apresentar laudo para participar do ‘Dia D’?

Sim, até que o novo modelo de avaliação unificada da deficiência entre em vigor, pois os critérios que definem a deficiência para fins de cota no mercado de trabalho podem não ser os mesmos para requerer o Benefício da Prestação Continuada (BPC).

2- O que a pessoa com deficiência precisa fazer para concorrer às vagas?

Colocar seu currículo no Sistema Nacional de Emprego (Sine) em qualquer posto de atendimento ou no portal https://empregabrasil.mte.gov.br. Depois, os interessados devem verificar os locais disponíveis para as ações do ‘Dia D’, que será realizado em 29 de setembro, em todo o Brasil.

3- O que o empresário precisa fazer para participar do ‘Dia D’?

O empresário deve disponibilizar a vaga de trabalho a ser ocupada por pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS, em qualquer posto de atendimento do Sine ou no portal https://empregabrasil.mte.gov.br, e comparecer ao posto que realizará a ação do ‘Dia D’, em 29 de setembro, no seu Estado ou Município.

4- Mesmo sem o laudo caracterizador da deficiência, posso participar do ‘Dia D’?

Sim, esse laudo poderá ser realizado pelo serviço médico da empresa interessada na sua contratação ou serviço médico indicado.

5- Quem pode emitir o laudo caracterizador da deficiência?

Qualquer profissional de saúde de nível superior, preferencialmente habilitado na área da deficiência relacionada ou em saúde do trabalho.

6- Quando devo apresentar a documentação necessária para o ‘Dia D’?

Na assinatura do contrato de trabalho, que poderá ser realizada no próprio ‘Dia D’.

7- Como devo apresentar a documentação necessária para o ‘Dia D’?

O trabalhador deve comparecer a um posto de atendimento da Rede Sine que realizará as ações do “Dia D” portando carteira de trabalho, cartão com o número do PIS, CPF e RG.

8- Como o Sine Fácil pode ajudar no ‘Dia D’?

O trabalhador, ao acessar o aplicativo, pode consultar as vagas que aparecerão de acordo com o perfil cadastrado e se candidatar ao processo seletivo na empresa ou no posto de atendimento do Sine, conforme orientação no cadastro da vaga.

9- O que é o Portal Emprega Brasil e como ele pode me ajudar no ‘Dia D’?

O trabalhador PcD também pode acessar o Portal Emprega Brasil - MENU ‘Trabalhador – Vagas de Emprego’, e se cadastrar na ‘Intermediação de Mão de Obra’. A pesquisa da vaga de emprego pode ser feita de acordo com o perfil do trabalhador. Ao se candidatar, o interessado vai receber um e-mail com orientações sobre o local em que deve se apresentar para a entrevista: na empresa ou no posto de atendimento da Rede Sine.

10- Qual será o horário de funcionamento do ‘Dia D’?

Dependerá da localidade. Por isso, verifique as informações no Portal Emprega Brasil para saber quais os postos e respectivos endereços de atendimento.

 

 

Estado

Local do Posto de Atendimento

Programação

 

Região Norte

 

Tocantins

Rua 13 de Maio, número 1812 – Centro, Palmas.

Das 8h às 14h – 9h Início da seleção dos trabalhadores para as vagas ofertadas pelas empresas parceiras; 14h Encerramento das atividades.

 
 

Região Nordeste

 

Alagoas

Posto de Atendimento SINE Jaraguá - Avenida Comendador Leão, número 268 - Jaraguá.

Das 8h às 12h - Atendimento ao trabalhador. Palestras. Presença das Empresas. Encaminhamentos e entrevistas

 
 

Bahia

Unidade Central do SINE BA (Posto Estadual) Avenida ACM, número 3359, Edifício Torres do Iguatemi - Salvador/Ba

Das 8h às 17h - A unidade terá atendimento exclusivo para PcD e Reabilitados do INSS para atualização cadastral, pesquisa de emprego e emissão de CTPS. Haverá participação de 25 empresas para atender na unidade, realizando processos seletivos.

 
 
 

Posto de Atendimento SINE Salvador - Rua Miguel Calmo Edf. Ouro Preto nº 506
SIMM Comércio.

Das 8h às 17h – 8h - Abertura do evento: Pronunciamento do Secretário Geraldo Júnior e Diretor do Trabalho Gegê Magalhães; 8h20 – Participação dos componentes do Futebol de Amputados (responsável: Alex das Pratas); 8h40 – Café da Manhã para os trabalhadores; 9h às 17h – Atendimento aos trabalhadores. Stands dos seguintes parceiros: APAE, INSS, Instituto Oftalmológico da Bahia; Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) – Benefício da Gratuidade. Presença de 20 empresas para receber os candidatos encaminhados para as vagas.

 

Maranhão

Posto de Atendimento SINE  - Rua do Sol, número 191 - Centro/São Luís

 Das 8h30 às 17h - Programação do “Dia D” contém atividades de intermediação de mão de obra, manifestações artísticas e culturais locais e prestação de diversos serviços.

 
 

Posto de Atendimento SINE Imperatriz: Rua Maranhão, 538 – Centro.

A partir das 8h30 – Serviços oferecidos: Emissão de CTPS, Carteira de Identidade e CPF; Orientação para aquisição e cadastro do passe livre; Ouvidoria; Vacina – SEMUS/SUS;  Defensoria Pública; SEDUC e INSS.

 

Pernambuco

Agências de Trabalho SINE - em RECIFE: Hall do Prédio da Prefeitura do Recife -  Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife; em JABOATÃO DOS GUARARAPES: Av. Barão de Lucena, 131 (Em frente ao terminal da estação do metrô Jaboatão); em IGARASSU (Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Goiana): Avenida 27 de agosto, na Frente do Convento – Próximo à Prefeitura de Igarassu; em OLINDA: Vila Olímpica - Av. Coronel Frederico Lundgren, 467. Rio Doce. Olinda; e em PAULISTA: Shopping North Way - Rodovia PE 15 s/n Centro Paulista

Das 9h às 17h - Atendimento ao trabalhador. Palestras. Presença das Empresas. Encaminhamentos e entrevistas.

 
 
 

Caucaia/CE

Escola Estadual de Educação Profissional Professor Antonio Valmir da Silva, situada na Rua Coronel Correia, S/n (BR 222, km 08) - Centro de Caucaia. 

8h – Abertura do evento com Coral; 8h30– Mesa de abertura com autoridades; 9h30 – Palestra Magna; 10h30 – Depoimentos - Trabalhador com Deficiência e Empresa; 11h30 - Apresentação cultural (dança e capoeira).

 
 

Ceará

Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência - Av. Senador Robert Kennedy, 128 - Planalto das Goiabeiras - Barra do Ceará  FORTALEZA

Das 8h às 12h - O evento funcionará em formato de feira com 30 stands montados com as empresas participantes ofertando suas vagas em um telão. O SINE ocupará um balcão de atendimento para fazer essa intermediação. Presença de dois médicos para homologação, caso seja necessária. Também haverá espaço para massoterapia. Presença da SRT-CE, OAB, Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, STDS (Empreendedorismo, Inclusão e Qualificação profissional); INSS; Exposição de um veículo adaptado.

 

Sergipe

Posto de Atendimento NAT SINE MATRIZ  - Rua Santa Luzia, 680 - São José  ARACAJU

Das 8h às 14h - ATENDIMENTO AO PÚBLICO PCD DO SINE NAT e do INSS; ATENDIMENTOS DOS EMPREGADORES - PROCESSOS DE PRÉ-SELEÇÕES - EMPRESAS PARCEIRAS;  PARTICIPAÇÃO DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES QUE ATENDEM AO PÚBLICO ALVO; DIVULGAÇÃO DE CURSOS, SERVIÇOS VOLTADOS PARA PCDS DAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS; AFERIÇÃO DE PRESSÃO - MEDIÇÃO DIABETES.

 

Piauí

Posto de Atendimento SINE - ocorrerá no SESC - Avenida Maranhão, número 110 - Centro Sul

Das 8h às 13h30 - APRESENTAÇÃO ARTISTICA DE PCDS (APADA – Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo); PALESTRA Motivacional direcionada a PCDs (30 minutos). Atendimento ao trabalhador: cadastro de PCDs, encaminhamento e seleção. Participação de 15 empresas : SOSERVI, SECOPI, COCA COLA, CLARO, VIKSTAR, CREDISHOP, ENGECOPI, JORGE BATISTA, BEZERRA OLIVEIRA, DROGARIAS GLOBO, ALMAVIVA, PARALELAS, Noroeste, Ferro Norte, Farmácia do Trabalhador.

 

Região Centro-Oeste

 

Goiás

Posto de Atendimento SINE - Mercado Popular da 74”, Rua 74, nº 329 - St. Central, Goiânia-GO

Dia 28 - Ocorrerá em Goiânia; Dia 29 - Ocorrerá em Anápolis - as empresas atenderão em estandes, onde realizarão as entrevistas e contratações dos candidatos às vagas oferecidas. Além disso, serão oferecidos diversos serviços no local, como orientação voltada para os direitos de PcD, esclarecimentos sobre serviços previdenciários e plantão fiscal para esclarecimentos de dúvidas sobre emprego. Além da intermediação de vagas no mercado de trabalho, o evento apresenta múltiplas atividades voltadas para a inclusão, bem como atividades lúdicas para os mesmos. O dia D da Inclusão também visa mobilizar parceiros da Superintendência do Ministério do Trabalho em Goiás, tais como a Prefeitura de Goiânia, o SINE Municipal de Goiânia, as Associações Representativas e Sindicais, o Sistema “S” dentre outras.

 

Região Sudeste

 

Minas Gerais

Posto de Atendimento SINE - Rua Rodrigues Caldas, número 30 - Hall das Bandeiras na Assembléia Legislativa - BELO HORIZONTE

Das 9h às 16h - Atendimento ao trabalhador. Palestras. Presença das empresas. Encaminhamentos e entrevistas

 
 

Posto de Atendimento SINE Contagem Av. Jose Faria da Rocha 3.185 Eldorado

Das 9h às 16h - Atendimento ao trabalhador. Presença de empresas. Encaminhamentos e entrevistas

 

 

São Paulo 

 

 

ACESSE AQUI

 

Região Sul

 

Paraná

Agência do Trabalhador SINE ( vários Postos/vide Planilha)

Das 8h30 às 17h – 8h30 Acolhida; 9h Solenidade de abertura pelo Secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos com parceiros SRT-PR e INSS; 10h Palestra sobre “ A importância da Inclusão das Pessoas com deficiência no mercado de trabalho; 11h às 17h Intermediação entre Empregadores e Pessoas com deficiência.

 
 
 
 

Agência do Trabalhador SINE em Maringá - Avenida João Paulino Vieira Filho, número 917, Zona 07

Das 8h às 12h - 8h abertura com a participação do Prefeito, Ministério do Trabalho, Procuradoria do Trabalho, Secretaria Estadual do Trabalho e demais autoridades, INSS, entidades envolvidas no atendimento a pessoas com deficiência, Secretaria de Educação Estadual e Municipal, Conselhos Municipal do Trabalho e Pessoa com Deficiência e demais conselhos. Depoimento de uma empresa e trabalhador com deficiência, e trabalhadores com deficiência. Entrevistas de trabalho. Quantidade de empresas participantes confirmadas: 34 empresas.

 

Agência do Trabalhador SINE em Londrina -  Rua Pernambuco, 162 - Centro  LONDRINA

Das 8h às 14h - atividades desenvolvidas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda e a Agência Municipal do Trabalhador

 

Agência do Trabalhador SINE em Curitiba

Das 8h30 às 17h – 8h30 Acolhida; 9h Solenidade de abertura pelo Secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos com parceiros SRT-PR e INSS; 10h Palestra sobre “A importância da Inclusão das Pessoas com deficiência no mercado de trabalho; das 11h às 17h Intermediação entre Empregadores e Pessoas com deficiência.

 

Rio Grande do Sul

Postos de Atendimento SINE (FGTAS)

Das 8h às 17h - Abertura do evento; Orientações para os trabalhadores pelo INSS, nas seguintes Agências: Camaquã, Canoas, Guaíba, Cachoeirinha, Gravataí, Osório, Porto Alegre - Ag. Montaury e Rio Pardo. Participação das empresas e entidades representativas de PCD, SESC, SENAC e SENAI e CIEE.

 
 
 
 

Agência Municipal de Emprego SINE - Rua Joaquim Pedro Soares, número 349 - Centro NOVO HAMBURGO

Das 9h às 15h - 9h – Abertura da Agência para Atendimento ao Público; 10h - Ato de Abertura Oficial do evento; 10h30 às 11h30 – Oficina sobre Inclusão de PCDs no Mercado de Trabalho para Gestores de RH; 15h – Encerramento.

 

Posto de Atendimento SINE em  PORTO ALEGRE - Avenida Sepúlveda, s/nº - esquina com a Avenida Mauá - Centro Histórico

Das 8h às 16h - 8h - recepção às empresas e aos trabalhadores; 9h - início dos atendimentos aos PCDs; orientações sobre benefícios do INSS; informações sobre Passe Livre, Passe Intermunicipal, Estacionamento etc; 10h - Abertura Oficial; Apresentação Violinista Florença Sanfelice (Down); Fala de Autoridades; 11h - Oficina de Orientação sobre Currículo (em Vídeo); 16h - Encerramento. OUTRAS AÇÕES: Corte de Cabelo.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página