Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Fiscalização flagra alojamentos precários em obra em Barreiras, na Bahia
Banner Ministério da Economia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Fiscalização flagra alojamentos precários em obra em Barreiras, na Bahia

Foram encontrados 32 empregados trabalhando sem registro 

  • Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2019, 15h21
  • Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2019, 15h59
  • Acessos: 666

Alertados por denúncia de possível submissão de trabalhadores a condições análogas à de escravo, auditores-fiscais do trabalho inspecionaram o canteiro de obras para construção da Policlínica no município de Barreiras (BA), na última quarta-feira (15). Dos 62 empregados encontrados no local, 32 estavam sem registro. 

Os auditores também vistoriaram os alojamentos dos trabalhadores para verificar as áreas destinadas ao repouso nos intervalos da jornada. Eles estavam alojados em seis casas alugadas. Em uma dessas, de três quartos, estavam abrigados 26 trabalhadores. 

De forma improvisada, as salas também eram utilizadas como quartos. Muitos trabalhadores não dispunham de camas, sendo acomodados em colchões no chão e poucos possuíam de roupas de cama. Também não eram disponibilizados armários individuais para os trabalhadores guardarem seus pertences. Os alojamentos estavam sujos, devido a higienização precária, o que tornava o ambiente propício à proliferação de doenças. 

De acordo com a auditora-fiscal do trabalho, Alessandra Andrade, apesar de graves, as inconformidades não chegaram a consubstanciar o trabalho em condições análogas às de escravo. Desse modo, as condições do alojamento dos empregados devem ser sanadas pelo empregador, que também deverá proceder à regularização do registro dos 32 trabalhadores encontrados em situação irregular.  As empresas responsáveis foram notificadas a apresentar documentos na Gerência do Trabalho de Barreiras, no dia 30 de maio.

 

 

Ministério da Economia 
Secretaria Especial de Previdência e Trabalho
Assessoria de Imprensa
Natália Rocha Caldas Munford
imprensa@mte.gov.br 
(61) 2021-5449​

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página