Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Exposição de fotos em Salvador marca 131 anos da Abolição da Escravatura no Brasil
Banner Ministério da Economia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Exposição de fotos em Salvador marca 131 anos da Abolição da Escravatura no Brasil

Imagens mostram situações a que são submetidos trabalhadores resgatados pelos Grupos Móveis de Fiscalização

  • Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2019, 19h55
  • Última atualização em Quinta, 30 de Maio de 2019, 14h56
  • Acessos: 332

O subsecretário de Inspeção do Trabalho, Celso Amorim, participa nesta quinta-feira (30) da inauguração de exposição permanente sobre trabalho escravo, no Memorial do Trabalhador em Salvador. A exposição, denominada “Retrato Escravo”, integra acervo dos fotógrafos Sérgio Carvalho e João Ripper, que cederam gratuitamente suas fotos. Sérgio Carvalho é auditor-fiscal do trabalho desde 1995 e já coordenou uma das equipes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM).

O evento, uma promoção do Ministério da Economia, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Ministério Público do Trabalho na Bahia, conta com parceria da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae) da Bahia e do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait). A inauguração da exposição ocorre às 14h, na sede do Ministério Público do Trabalho na Bahia, localizada na avenida Sete de Setembro, 2.563, Corredor da Vitória, Salvador.

A exposição “Retrato Escravo” ocorre em alusão à data da Abolição da Escravatura no Brasil, 13 de maio de 1888. As imagens da dupla de fotógrafos mostram situações degradantes a que são submetidos os trabalhadores resgatados pelos Grupos Móveis de Fiscalização do Ministério da Economia, que desde 1995 já retiraram mais de 53 mil pessoas submetidas ao trabalho análogo a de escravo.​

 

Ministério da Economia
Assessoria de Imprensa
Edvaldo Santos
Telefone: (61) 2021-5449
imprensa@mte.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página